O Treinamento Locomotor é uma abordagem da fisioterapia focada na aquisição ou aprimoramento da marcha (andar), melhorando o desenvolvimento motor e cognitivo. A capacidade de andar é uma habilidade complexa, que envolve uma sequência de movimentos específicos e cíclicos que tornam possível o deslocamento eficiente.
O Treinamento Locomotor promove uma melhora da mobilidade das articulações, o fortalecimento muscular e o aumento de resistência muscular, entre outros. Para isso, utiliza-se uma esteira com mecanismo de suspensão do peso corporal (guincho, balança e colete), que suporta parte do peso do paciente, assim, facilitando o treino de marcha com alinhamento adequado e maior eficiência. Esse treino também tem progressões de dificuldade para fortalecer cada vez mais a marcha, que envolvem o aumento do tempo de treino na esteira, velocidade, distância percorrida, inclinação e sentido da esteira.
Esse método de reabilitação pode ser usado no tratamento de crianças e adultos que possuem alguma dificuldade ou alteração da marcha causadas por sequelas neurológicas como paralisia cerebral, síndrome de Down, mielomeningocele, lesão medular, acidente vascular encefálico (AVE/AVC), traumatismo cranioencefálico (TCE), Parkinson, entre outras.