Neuromodulação

A Neuromodulação é a capacidade do sistema nervoso de se adaptar a estímulos externos. As técnicas de reabilitação por meio da neuromodulação fornecem esses estímulos para modular o cérebro e recuperar as funções perdidas. Os tratamentos podem ser invasivos, quando há necessidade de implante de eletrodos, de marca-passos ou bombas de medicamentos; e não-invasivos, quando a estimulação é feita sem necessidade de cirurgias.

Em 2013, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), por meio da Resolução N. 434/2013, reconheceu a Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua e a Estimulação Magnética Transcraniana, técnicas não-invasivas, como recursos terapêuticos do fisioterapeuta com certificação.

A FisioMod é pioneira no uso da Neuromodulação não-invasiva no estado da Paraíba. O método é seguro e realizado por profissionais especializados e é utilizado tanto no tratamento de sequelas, em crianças e adultos, como também funciona como ação preventiva.

A tDCS (Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua, em português) é uma técnica não-invasiva de neuromodulação que consiste na aplicação de uma corrente contínua de baixa intensidade sobre o crânio do paciente para modular a atividade cerebral e assim otimizar o desempenho de diferentes funções do sistema nervoso central. Esse procedimento é muito utilizada no Reino Unido e na Alemanha para tratar doenças neurológicas.

A tDCS é uma aliada importante no tratamento de pacientes que sofreram AVC, portadores da doença de Parkinson e Esclerose Múltipla, paraplegia, entre outras, pois as estimulações auxiliam na melhora das respostas do sistema nervoso e contribuem para a recuperação das habilidades motoras dos pacientes.

Depoimentos